segunda-feira, 11 de abril de 2011

Lembranças de Uma Tarde de Verão


            No percurso de nossa vida, assim, de cumprirmos com nossa rotina à mercê das “intempéries” do cotidiano, temos momentos nos quais alguma coisa externa nos faz acessarmos nossa “bagagem” existencial e revisar o porquê de termos esta ou aquela sensação nostálgica. Explicando melhor com exemplo: num fim de tarde de verão, naquele lusco-fusco do sol indo embora, mas protelando sua despedida do ocidente, sou acometido de um sentimento aconchegante, apesar de um certo mormaço que tira um pouco de nossa disposição. Me pergunto de onde vem meu bem-estar em temperaturas quentes, por quê gosto tanto do verão?

      Bem, não nasci na praia, não tenho casa em Floripa e meus veraneios foram interrompidos aos 5 anos e retomados aos 17, em virtude da falta de dinheiro e oportunidades. As melhores sensações de tarde quente da minha infância se deram na minha casa, no meu pátio, com minha família. Lembro dos finais de tarde, quando chegava bem suado e sujo pra tomar banho, e depois ficava sentado no chão da varanda de madeira, vendo meus pais tomarem chimarrão, me tranqüilizando com o cair da noite, o início do cantar dos grilos, o cheiro da grama cortada, o vizinho que passava e cumprimentava, o ventinho fraco que trazia a temperatura da noite pra nos confortar do calor do dia. Simulo algo parecido com isso quando pego o fim de tarde e o pôr-do-sol do Lago Guaíba, no Gasômetro, um ponto de lazer de minha cidade, Porto Alegre. Não é a mesma coisa, mas me conforta a fronteira entre a terra e a água, então fico bem ali, tomando chimarrão, e batendo algumas fotos.





            O verão está indo embora, até que bem devagarinho. No calendário ele já foi faz tempo. Estamos no Outono. Daqui a pouco, teremos dias e noites com a mesma temperatura fria. Virá o Inverno, com suas benécies para o ecossistema. Faz parte. Tirando os pés gelados, até me dou bem com o período de frio. Mas sol será menos presente, por dias nem aparecerá, pouca gente gosta de dias frios e chuvosos, por que ele gostaria?

Nenhum comentário:

Postar um comentário