segunda-feira, 11 de abril de 2011

Bujigão Olho de Gato

                        

           Sabem o que é um “bujigão”? É uma bola de gude tamanho grande, com algumas variedades nesse tamanho. No meu tempo de guri, ele era um artigo de luxo entre os jogadores de bolinha de gude (também chamada de “bulita”). Geralmente era esverdeado ou marrom e seu tamanho avantajado dava ao jogador maior área de toque nas outras bolinhas menores do adversários, mas também oferecia uma área maior para ser tocada. Como objeto/instrumento do jogo, tinha sua vantagem e desvantagem. Se quiserem saber o tamanho, façam assim ó: unam a ponta do indicador com a ponta do polegar, formando uma auréola; escorreguem a ponta do indicador até a primeira articulação do polegar e pronto: taí o tamanho aproximado do bujigão. Continuem até a próxima articulação e terão a circunferência de uma bola de gude convencional.

       E o “olho de gato”? Bom, a bolinha de gude olho de gato era o supra-sumo das bolinhas de gude. Era uma bolinha transparente, com um núcleo muito parecido com uma pupila de um gato, só que colorida de duas ou três cores, sendo levemente menor do que uma bulita comum. Era bonita a bichinha... Quem possuísse uma delas, só  levava consigo para exibir para o pessoal, ou como moeda de troca por outras bolinhas de gude comuns, numa proporção do tipo “5 por 1”. Jogar com ela era arriscar uma fissura, ou perdê-la mesmo na aposta do jogo.



        Agora imaginem uma bola de gude grande, transparente e com pupila de gato multicolor no interior? Era o Bujigao Olho de Gato, como esse da figura ao lado. Quem a olhasse podia ver nela uma “vontade de diamante” de tão linda que era a dita cuja. Era rara e extremamente valiosa no mercado de bulitas. Um objeto tão venerado, que ultrapassava o valor de mercado para transações cotidianas, tipo, uma delas valia tantas bulitas comuns que os negócios só sairiam se o comprador tivesse um grande estoque para pagar, o que raramente era o caso. Além do mais, o dono tinha um certo status na comunidade, e também tinha uma pontinha de medo, vai que alguém extrapolasse a barreira da propriedade privada e resolvesse empregar a força para adquirir o bem...

       O fato é que estávamos eu e dois colegas, no intervalo do recreio, disputando uma partida de bolinhas de gude. Mas essa partida não era valendo bolinhas (“as verda” como dizíamos”). Era uma partida amistosa, (“as brinca”) pois ninguém tinha bolinhas para pagar. Jogávamos por diversão, para passar o tempo e treinar para partidas “as verda”. E um dos meus colegas estava jogando com o tal do “bujigão olho de gato”, o que não o preocupava, pois não tinha perigo de perdê-lo na aposta, e estava gostando de mostrar a preciosidade para nós.

       Lá pelas tantas do jogo, depois de eu ter jogado a minha bolinha a alguns metros de distância, caminhei até ela me virei de frente para meu colega do bujigão. Seu movimento seria de atirar a bolinha para tentar acertar a minha, e eu fiquei parado atrás dela para acompanhar a trajetoria e torcer pelo erro. E meu colega arremessou o bujigão olho de gato, lindo, transparente, com “vontade de diamante”, em nossa direção... E o bujigão veio, voando...

       Aí ocorreu o inexplicável, imponderável, inacreditável: o bujigão sumiu, SUMIU. Não tocou na minha bulita, não correu para lado nenhum. O meu colega não entendeu muito bem, pois estava longe. Notando algo errado, veio a mim e perguntou onde estava o bujigão, e eu disse que não sabia, que não tinha mais visto ele desde que tinha saído suas mãos. O que era confuso ficou dramático, e depois virou terror na cabeça daquele guri: “como, da onde SUMIU? Não pode, TEM QUE ESTAR AQUI, EM ALGUM LUGAR!?!?”

     Começou, então, uma busca desenfreada pelo artefato valiosíssimo. O dono, apavorado, ofereceu recompensa para quem o achasse. Nós estávamos com um misto de alegria e certa resignação, pois, se achássemos, ganharíamos algumas bolinhas, mas também, o BUJIGAO estava perdido, se alguém achasse e, sei lá, não devolvesse, e guardasse pra sempre, ou vendesse em outra escola, ou mudasse de escola para virar celebridade... Sei dizer que as buscas foram vorazes pelo chão, que era um misto de chão batido com grama alta e ai também as dificuldades aumentaram, pois no mato as coisas se perdem com mais facilidade e o meu colega já estava arrancando leivas e leivas de grama desesperado atrás do tal de bujigão.

        A verdade é que ninguém achou nada. Nem sombra da bolinha. Decepção de todos, principalmente do meu pobre colega injustiçado pelo infortúnio. Até voltei ao lugar mais tarde pra apalpar mais um pouco de grama, mas tudo em vão. O pequeno tesouro se fora para sempre.


         Terminado o dia, fui para minha casa. Ao chegar, notei um certo peso na bainha da minha calça. Apalpei e, para minha estupefação, ali estava ele: o BUJIGAO OLHO DE GATO!!! Ele havia caído dentro da bainha sem ninguém perceber, nem eu. Peguei-o e o admirei por uns instantes. Se devolvi ao dono? Confesso que não. Fiquei com ele. Só deixei ele lá, no meu armário. Não vendi, não mostrei a ninguém, não contei vantagem, nem mudei de escola. O tempo o levou, como outros brinquedos da minha infância. Meu colega deverá ter a minha idade. Será que ele ainda pensa onde diabos estaria o seu Bujigão Olho de Gato?

Um comentário: